ESPORTES
Prefeitura reformula Conselho Municipal de Esportes e fortalece políticas para o setor
Medida representa um importante avanço para o desenvolvimento esportivo de Vargem Grande do Sul
Publicado em
24/06/2026 às 15:21
Atualizado em
A Prefeitura de Vargem Grande do Sul sancionou a Lei nº 5.243, que promove a reformulação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer. A medida busca fortalecer a gestão das políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer, ampliando a participação da sociedade nas decisões relacionadas ao setor.
Com a nova medida, o Conselho Municipal de Esportes e Lazer passa a contar com uma estrutura organizacional definida, composta por uma mesa diretora eleita pelos próprios membros em reunião ordinária. O mandato será de dois anos, com possibilidade de uma única reeleição consecutiva. A direção será formada pelos cargos de presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário. De acordo com a legislação, as reuniões ordinárias do órgão ocorrerão a cada dois meses, seguindo calendário a ser definido pelos próprios integrantes.
Entre as atribuições da presidência estão a representação do Conselho, a condução das atividades administrativas e a convocação das reuniões ordinárias e extraordinárias. O vice-presidente auxiliará nos trabalhos e substituirá o presidente em seus impedimentos. Já o tesoureiro ficará responsável por acompanhar a movimentação financeira do Fundo Municipal de Esporte, contribuindo para a análise das prestações de contas e para a definição da aplicação dos recursos. O secretário, por sua vez, terá a responsabilidade de organizar a documentação, elaborar atas, controlar a frequência dos membros e coordenar os trabalhos administrativos do órgão.
AVANÇO
A reformulação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer representa um importante avanço para o desenvolvimento esportivo de Vargem Grande do Sul. Além de funcionar como um espaço de participação democrática, o órgão tem papel fundamental na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer.
Por meio do Conselho, é possível identificar demandas da população, discutir prioridades para investimentos, acompanhar a utilização dos recursos do Fundo Municipal de Esporte e contribuir para a criação de projetos que atendam atletas, equipes, entidades esportivas e a comunidade em geral.
IMPORTÂNCIA
Em entrevista ao Portal da Cidade, o diretor de Esportes e Lazer, André Leone, comentou como foi o trabalho de reestruturação do órgão. De acordo com ele, o Conselho teve início em 2023 e até realizou algumas reuniões, mas ficou paralisado. “Eu cheguei ano passado aqui e a gente ativou o Conselho”, comentou. “Ativamos e demos continuidade nas reuniões e nas atas até o cumprimento dos dois anos, quando houve uma renovação”, explicou.
Leone relatou que foram necessárias adequações, as quais foram aprovadas pela Câmara Municipal. “Hoje o Conselho Municipal do Esporte está ok. O Fundo Municipal do Esporte também está ok”, afirmou. “Nós estamos muito contentes! É uma vitória muito grande para o esporte de Vargem Grande do Sul”, destacou o diretor.
Fonte: Portal da Cidade Vargem Grande do Sul
Notícias relacionadas
Vargem Grande do Sul recebe 5ª Copa 2P com a presença de olheiros de grandes clubes
18/06/2026 às 17:46
Equipe de Vargem Grande do Sul é vice-campeã em torneio regional de jiu-jitsu
20/05/2026 às 11:05
Amistoso em Vargem prepara AFA para a Federação
30/03/2026 às 11:14
AFA agora faz parte de projeto do Governo Federal e recebe materiais esportivos
14/03/2026 às 11:36
AFA Futsal abre seletiva em Vargem Grande para campeonato da Federação Paulista
23/01/2026 às 10:57
Campeã mundial de Taekwondo, Maria Clara, ministra seminário em Vargem
21/01/2026 às 09:55