Portal da Cidade Vargem Grande do Sul

HOSPITAL DE CARIDADE

"Risco de fechamento é praticamente zero", diz interventor sobre Hospital

Hospital de Caridade pode fechar? Por qual motivo? Entenda o que está acontecendo.

Publicado em 12/04/2024 às 16:09
Atualizado em

Hospital de Caridade está sem diretores clínico e técnico (Foto: Reprodução/EPTV)

O Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul segue em negociação com o corpo clínico para resolver um impasse na condução da instituição que atende a população da cidade e da região. 

José Geraldo Ramazotti, interventor do hospital, comenta ao Portal da Cidade que não crê em fechamento do local por falta de um diretor clínico e que está negociando com o corpo clínico da entidade para entrar em um acordo.

Risco de fechamento é praticamente zero porque nós entendemos que a solução está muito próxima. Basta alguns dias a gente vai estar encontrando uma solução pra esse problema. Não creio em hipótese alguma que o corpo clínico vai permitir que feche o hospital por causa de um representante deles. Isso seria, na minha opinião, impossível de acontecer, porque, além de prestar um serviço pra sociedade inteira, os médicos residem na cidade, têm seus pacientes, têm hospital pra estar servindo os pacientes”, explica Ramazotti.

Segundo o interventor, o impasse é que o antigo diretor clínico, o médico Dr. Fernando Felipe, deixou o cargo em março, reivindicando um salário para ocupá-lo. Ramazotti entende que não é devido. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo estabeleceu um prazo que para que essa situação fosse resolvida. Esse prazo terminou em 28 de março. O hospital pediu a prorrogação do mesmo para sanar o problema.

Ao Portal da Cidade, Dr. Fernando Felipe conta que não é o vilão da história e entende que os dois lados querem resolver a situação. Diz ainda que aguarda novas conversas com Ramazatti para que cheguem a um acordo. Também destaca que outros médicos podem assumir a função, mas que ninguém quer ocupar o cargo por causa da responsabilidade.

O cargo de diretor clínico é remunerado em outros hospitais, mas em Vargem Grande do Sul não era até então. Dr. Fernando reivindica isso por causa da responsabilidade e cobra também melhorias em diversas áreas do funcionamento da instituição, principalmente em relação as escalas, onde há muitos problemas.

O médico quer ajudar o hospital e por isso está disposto a assumir o cargo novamente desde que suas reinvindicações sejam aceitas. Se não aceitarem, não vê problema em outro profissional assumir.

De acordo com o Cremesp, um hospital tem que ter o diretor clínico e quem elege é o próprio corpo clínico da instituição. Entre as atribuições do diretor clínico estão: direção e coordenação do corpo clínico da instituição; supervisão da execução das atividades de assistência médica; zelo pelo cumprimento do regimento interno; assegurar que todo paciente internado na instituição tenha um médico assistente; exigir dos médicos assistentes ao menos uma evolução e prescrição diária de seus pacientes, assentada no prontuário; atestar a realização de atos médicos praticados pelo corpo clínico e pelo hospital sempre que necessário e incentivar a criação e organização de centros de estudos, visando à melhor prática da medicina.

O hospital de Vargem Grande do Sul também está sem diretor técnico e aguarda um novo nome para ocupar o cargo, que é uma função que deve existir dentro da instituição. Diretor técnico médico ou responsável técnico perante o Conselho Regional de Medicina, é o representante da instituição para garantir condições e meios dignos para o exercício da prática médica, tem o dever de modular as decisões administrativas para que estas cumpram esse papel.

Fonte:

Deixe seu comentário